Competitividade e Internacionalização
DESIGNAÇÃO DO PROJETO : 2020 HLINE by MUNDINTER
CÓDIGO : 04/SI/2016 – Projectos Individuais – Internacionalização das PME PI 3.2
PROJETO DE INVESTIMENTO nº 21764
OBJETIVO PRINCIPAL : OT3 – Reforçar a competitividade das PME
REGIÃO DE INTERVENÇÃO : Alentejo
ENTIDADE BENEFICIÁRIA Mundinter – Intercâmbio Mundial de Comércio S.A.
DATA DE APROVAÇÃO : Agosto 2016
DATA DE INÍCIO : 1 Setembro 2016
DATA DE CONCLUSÃO : 31 de Agosto de 2019
INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL :710,545,00 Euros (FEDER + FSE)
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA : 321.128,25 € (não reembolsável)
APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NACIONAL / REGIONAL : na
OBJECTIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS / ATINGIDOS
A empresa MUNDINTER-INTERCAMBIO MUNDIAL DE COMERCIO S.A., constituida em 1952, dedica-se à a produção e fabrico de mobiliário hospitalar,
comercialização de equipamentos e dispositivos médicos. Ao longo destes seus 63 anos de existência a empresa tem sido reconhecida pelo conhecimento técnico do produto e capacidade para intervir na manutenção de equipamentos,alicerçados em três vetores de atuação: produção e desenvolvimento de produtos próprios no ramo do mobiliário hospitalar; representação exclusiva de inúmeras marcas internacionais de prestígio tais como PENNINE – Reino Unido; CAPSA – USA; NATUS – USA;MBH – Dinamarca; FUKUDA – Japão; DWL – Alemanha etc., e representações não exclusivas de inúmeras outras marcas.
De referir, ainda, que a entidade possui uma carteira de clientes diversificados, que passam por hospitais e clinicas públicos e privados, dispondo no parque de camas hospitalares do sector público e privado uma quota de mercado acima dos 20% com mais de 10 000 camas e macas fornecidas e instaladas em Portugal Continental e ilhas, e ainda algumas centenas nos mercados de Angola e Espanha.
Atendendo a sua visão, missão e abordagens visadas ao nível internacional, a entidade definiu, entre outros, os seguintes objetivos:
– Apostar na investigação, inovação e desenvolvimento de novos produtos das camas hospitalares (IDI)
com novos modelos Digitais, Gama Multicare Evolution, Orthocare, B30 entre outros
– Consolidar e desenvolver a área de assistência técnica com suporte a novos clientes internancionais
– Internacionalizar com a exportação dos produtos e novo modelo de negócio;
– Fazer uma reengenharia organizacional e qualificação de recursos humanos
A fim de pôr em prática a abordagem visada ao nível da internacionalização e alcançar os objetivos previamente definidos, a entidade visa executar ações enquadradas nas seguintes tipologias da operação:
– Conhecimento de mercados externos: participações em diversas feiras internacionais de referencia no setor.
Exemplo das mesmas são ARAB HEALTH – Dubai, MEDICAL EXPO – Marrocos, Medica Dusseldorf, Angola ..
– Presença na web, através da economia digital com novo Portal Business : desenvolvimentos de materiais de marketing digital;
– Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: A empresa visa investir em vários eventos de promoção e estudo nos mercados alvo de
Marrocos, Dubai, Barém e Croácia e Angola
– Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de dois técnico qualificados
para departamento comercial e ou Marketing.
– Certificações específicas para os mercados externos: O promotor planeia obter a certificação ISSO 13485;
Com o presente projeto, a entidade visa aumentar sua exportação, pretendendo incrementar o Volume de negócios Internacional
no pós projeto de tal forma que o mesme venha a representar aproximadamente 20% a 30% do Volume de Negocios Global em cada exercicio subsequente.
Participação na Feira Medical Expo Casablanca – Marrocos – Brochura do Evento
Participação na Feira ArabHealth 1 2/p>
Video Salao internacional Medical Expo 2017